quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Completei quinze dias em Varanasi e nunca entrei em um templo. 

- Qual é o templo mais bonito, que você acha que devo visitar? - perguntei ao senhor do restaurante onde sempre almoço.

- O mais bonito é aquele que fala com o seu coração. - ele respondeu - a aparência não interessa.

Pois nenhum deles havia me chamado, a não ser quando segui uma música e nem era templo o que encontrei.

Sensação que tenho desde a primeira vez que vim à Índia é essa: quando entro em um lugar fechado fico louca para sair. Quero a vida que se passa lá fora.

Mas ontem encontrei um amigo e resolvemos:

- Vamos ao Vishwanath Temple!

Também conhecido como Golden Temple, por ter a parte superior toda coberta de ouro.

Fomos. Quando se vê a fila, finalmente se entende a expressão "fila indiana". Aqui ela funciona e é quilométrica. E eles vão, pacientes e espremidos entre si, para cultuar seus deuses.

Fomos orientados a deixar todos nossos pertences em um armário, pelo qual deveríamos pagar cinquenta rúpias. Passamos pelo detector de metal, fomos revistados e entramos.

O pátio parecia outra cidade, cheio de lojinhas e gente passando. O templo, mesmo, estava protegido por outro grande muro. Procuramos a porta.

- Por aqui vocês não podem entrar!

Andamos em direção à outra porta, que parecia ser a principal. Quando fui entrar, o guarda deu um grito assustado:

- Não!!!

- Não é por aqui?

- Não-hindus não podem entrar no templo!

- Ah, tá .

E já nem tínhamos o que fazer por ali, pois não se via nada por trás daquele muro imenso. Buscamos nossos pertences e fomos andar.

Eu havia decidido que queria começar a experimentar todas as comidas de rua. Por isso, em nosso caminho, parei em uma barraca que parecia interessante. O moço amassava uns bolinhos, jogava um monte de legumes e temperos, quebrava outras coisas em cima...

Peguei um desses e fui andando e comendo.

E foi a comida mais saborosa que eu já provei no país. Vi os deuses, e eles falaram comigo.

Acho meu templo é a rua. 

Nenhum comentário: